top of page
Foto do escritorvivian pereira

A importância da congruência para o desenvolvimento pessoal

É cada vez mais frequente recebermos no consultório pessoas em busca de autenticidade, bem-estar e desenvolvimento pessoal. Por isso, decidimos compartilhar uma das atitudes facilitadoras da Psicologia Humanista ligada a essas questões: a congruência.

Ser congruente é estar em harmonia e ser genuíno consigo mesmo. O que sentimos, falamos e expressamos deve ser coerente e estar alinhado com quem realmente somos.

Viver de forma congruente não é uma tarefa simples, pois exige um desprendimento do olhar e opinião do outro, mas proporciona uma grande liberdade interior ao se distanciar de paradigmas sociais, ideologias ou qualquer movimento que o afaste de si mesmo.


Ser livre é conseguir sentir, pensar e agir na mesma direção.


 

Como a congruência facilita o desenvolvimento da personalidade?


Pessoas congruentes possuem uma clara compreensão de suas experiências, pensamentos, emoções e comportamentos, o que as leva a uma conexão mais profunda com seu verdadeiro eu, favorecendo o senso de integridade e autoaceitação.


A congruência está ligada também à autorrealização - com ela, é consolidada uma verdadeira relação entre quem se é e seus talentos, interesses e valores, facilitando a busca por objetivos mais significativos e atividades mais gratificantes, gerando satisfação e um senso de propósito fortalecido.


Além disso, pessoas congruentes têm elevada autoconsciência, pois reconhecem, aceitam e expressam suas emoções, sejam elas positivas e negativas. Isso facilita a compreensão de suas motivações, valores e aspirações, permitindo identificar áreas de desenvolvimento e realizar escolhas alinhadas com seu verdadeiro eu.



Também podemos desenvolver uma maior capacidade de estabelecer relacionamentos satisfatórios e significativos com o desenvolvimento da congruência, uma vez que pessoas congruentes tendem a ser mais genuínas e transparentes e, ainda, conseguem aprofundar a confiança e as conexões interpessoais.


 

A incongruência é prejudicial


Um estado de incongruência ocorre quando há desarmonia ou inconsistência entre a percepção de si mesmo e suas experiências reais, o que significa que seus sentimentos, pensamentos e comportamentos são diferentes do que é exposto.


O resultado disso é uma constante insatisfação pessoal, desorganização interna, tensão e angústia, gerando sofrimento e dificuldades nos relacionamentos interpessoais, além de impactar negativamente o crescimento pessoal.



A incongruência está relacionada à falta de autenticidade, pois pessoas incongruentes tendem a negar ou distorcer seus pensamentos, sentimentos e experiências para atender às expectativas sociais ou obter aceitação.


 

Como a Essência Humanista pode te ajudar a ser congruente?


Primeiramente investimos no desenvolvimento da congruência em nós mesmas, o que se reflete nos atendimentos por meio do não julgamento no relacionamento terapeuta/cliente.


A abordagem humanista nos encoraja a nos expressarmos de forma verdadeira e transparente, permitindo que o cliente se sinta livre para ser quem realmente é, criando um ambiente seguro para um desenvolvimento saudável.


Criamos um espaço terapêutico de respeito mútuo e aceitação plena. Assim, o medo da rejeição e das críticas diminui, e os clientes se sentem seguros para refletir e expressar suas verdadeiras emoções, pensamentos e experiências, criando um caminho para o surgimento da congruência.


Te apoiamos na identificação e busca de objetivos, paixões e interesses mais significativos, resultando em decisões conscientes e autênticas.


Conte conosco para ajudá-lo a alcançar um estado de congruência e desfrutar da liberdade interior e do bem-estar que ela proporciona. 🙂



188 visualizações

Comments


bottom of page