A psicoterapia é um caminho de recuperação do próprio indivíduo na medida em que este, no decorrer do processo, passa a redescobrir os recursos indispensáveis e essenciais que existem e que sempre existiram dentro de si (Bowen, 2008).
A psicoterapia te ajuda a explorar o autoconhecimento e assim facilita o encontro de uma visão mais clara sobre suas potencialidades, forças, limites, fraquezas e caminhos, para trabalhá-los com mais objetividade.
Além da clareza sobre si, o autoconhecimento possibilita um trabalho de forma assertiva no que tange o desenvolvimento de forças, tolerância à frustração, busca por crescimento pessoal e preservação da saúde mental. Carl Rogers acreditava que quando o indivíduo entra em contato com a própria identidade, inicia o caminho do autoconhecimento. Considera-se aqui como identidade, o contato consigo sem subterfúgios ou dissimulações.
Entretanto, a autenticidade é um desafio uma vez que ocasionalmente ou frequentemente, nos relacionamos com as outras pessoas como espelho e copiamos sonhos, comportamentos, condutas, interesses, sem de fato refletir sobre o que queremos.
O self ideal não pode ser confundido com o self real ou possível. A busca terapêutica no autoconhecimento é conseguir um alinhamento do pensar, sentir, querer e agir. A partir disso ficamos mais próximos da auto realização.
A terapia também te auxilia no processo de transformação e crescimento interno, através da mudança de hábitos e pensamentos e procurando alternativas para lidar com os incômodos de cada indivíduo.
No decorrer do acompanhamento terapêutico buscamos prevenir e combater os mais variados transtornos psicológicos, desde ansiedade, depressão e fobias, assim como questões que não caracterizam transtornos como sintomas ansiosos, estresse, traumas, dificuldades na rotina, gerenciamento de emoções e quaisquer demandas do paciente que sejam apresentadas.
Comments