top of page
Foto do escritorvivian pereira

Por que temos medo de mudanças?



O medo de mudanças surge na nossa imaginação quando ficamos criando possibilidades negativas e imaginando como será difícil o novo. Ter que sair da zona de conforto gera insegurança e medo do que pode vir a acontecer ou do que ainda não viveu - do desconhecido. Essa “zona de conforto” faz com que você mantenha comportamentos e pensamentos com os quais está acostumado, fazendo com que deixe de ter novas emoções e modifique a forma como percebe o futuro.


Esse medo do novo tem uma explicação evolutiva. No início da nossa vida na Terra sobrevivemos aos ataques de predadores, ao frio e à fome por termos aprendido a observar o que poderia dar errado e de onde vinha o perigo. Foi o medo de morrer que nos manteve vivos. Apesar de não ser uma emoção agradável, o medo é importante, pois nos alerta para a presença de perigo.


Na presença de perigo, nosso organismo emite alertas para que possamos fugir ou lutar: palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, tontura, enjoo, aumento da frequência cardíaca, níveis elevados de adrenalina e fuga. Algumas pessoas se sentem bem com a adrenalina produzida quando sentem medo, outras evitam esses episódios.


Então, o medo do desconhecido é natural. Contudo, atualmente não precisamos mais olhar para o futuro com tantos medos ou como se estivéssemos correndo risco de morte.


Permanecemos dentro da zona de conforto por medo de falhar, pois nela, sabemos o que dá certo e o que dá errado. Dentro da possibilidade de “errar” ou “falhar”, estamos levando em consideração somente a consequência final - o que não deu certo. Ainda, o medo de que as coisas não saiam conforme planejado dificulta nossa decisão na hora de mudar de vida. Mas essas experiências podem te levar a aprender qual o melhor caminho seguir, elevar seu autoconhecimento, te ajudar a ressignificar seus valores e a evoluir enquanto ser humano.


Psicologia e o medo de mudanças


O acompanhamento psicológico trabalha seus medos e as questões que estão influenciando no modo como você enxerga as mudanças que ocorrem em sua vida.

Ainda, te apoia no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, eleva sua autoestima e te ajuda a enxergar com maior clareza as crenças que te limitam. Essas questões te darão o conhecimento para modificar e evoluir em sua vida.


Conseguiu perceber que seus medos estão ligados à forma como você enxerga e lida com as situações que aparecem? Até aquelas as quais você não esperava ou aquelas que não saíram conforme planejado, te geram aprendizado, autoconhecimento e novas possibilidades!


Assim, seja qual for a mudança que você esteja passando, novas experiências podem mudar a forma como você lida com a vida, a forma como você se enxerga, seus conceitos e te levar a descobrir novas coisas que gosta de fazer. O novo pode ser benéfico e motivador! Um novo emprego, um novo local para morar, uma nova condição social, um novo estado civil… São tantas novas possibilidades de bons acontecimentos!


Quer aprender a lidar com as mudanças de maneira mais saudável? Procure ajuda profissional!

1.039 visualizações

Comentarios


bottom of page