Melhorar a autoestima é um processo contínuo e requer atenção constante. A melhora não acontece de uma hora para outra. Sabemos que pode ser um caminho difícil e muitas pessoas se sentem perdidas, por isso separamos algumas dicas para te apoiar!
1 – Invista em autoconhecimento
O autoconhecimento gera melhora na autoestima porque é uma ferramenta que possibilita o entendimento de si mesmo, a valorização de suas qualidades e uma maior compreensão das suas limitações.
Autoconhecimento é o item básico para qualquer processo de saúde mental!
2 – Evite comparações
A modernidade nos possibilita, por meio das redes sociais, acessar outras vidas, o que antes fazíamos apenas em convivências e interações sociais. Mas o que vemos é apenas um “recorte”; e nesse recorte assistimos pessoas felizes, realizadas, padronizadas, bem-sucedidas. Com essas referências, logo surgem as comparações com a nossa vida e a nossa percepção de sermos inferiores.
Ao se comparar, você minimiza a relevância das suas conquistas, sua trajetória, suas lutas, seu contexto, sua história. Cada pessoa têm seus processos e suas vitórias, portanto a única comparação justa é aquela que você olha para o seu passado e compreende onde estava e tudo que te trouxe até o agora.
3 - Seja mais realista: não existe perfeição!
Quantas vezes você já se sentiu frustrado por não conseguir conquistar algo que desejava?
Ao criar objetivos de vida, seja realista e reflita sobre se o que você almeja está de acordo com as suas possibilidades. Traçar metas inatingíveis afeta negativamente a autoestima, gerando a sensação de incapacidade e frustração em relação à sua evolução e crescimento.
Quanto maior for a exigência consigo, maior será a cobrança que você fará.
A busca pela perfeição te leva a uma rigidez de pensamento que não te permite cometer erros. Então, mesmo que se esforce e entregue o seu melhor, permanecerá se enxergando como não suficiente ou incapaz, alterando, assim, sua autoimagem e seu comportamento. A consequência disso é procrastinação, frustração e possível adoecimento.
Busque se lembrar de quem realmente você é e das suas potencialidades. Reconheça seu trabalho e dedicação, sem se cobrar que esteja perfeito.
E lembre-se: não espere pelo momento perfeito ou condições perfeitas para realizar atividades ou tentar conquistar seus objetivos.
Todos cometem erros. Olhe para os ensinamentos e aprendizados e continue o seu processo desenvolvimento.
4 - Faça uma pausa diária para apreciar suas qualidades
Pode parecer impossível fazer uma pausa diária para admirar as qualidades que você possui, mas na verdade é muito simples. Use apenas 3 minutos do seu dia, respire fundo e busque dentro de você três coisas que são dignas da sua admiração. Você não conseguiu pensar em três? Pense em uma.
Não precisa pensar em algo complexo e grandioso. Comece com algo pequeno e simples, mas que você considere importante. Pode ser saber cozinhar um prato especial para os amigos, ser um bom ouvinte, cuidar de animais, etc. Pensar em algo positivo todos os dias será uma espécie de combustível diário.
5 - Tenha hábitos saudáveis
Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, se permitir momentos de lazer e de descanso são essenciais para sua qualidade de vida e impactam diretamente na sua autoestima.
6 - Reconheça suas potencialidades e limites
A autoestima está relacionada a entender e respeitar as suas potencialidades e limites.
Isso significa que ao exigir mais do que você pode realizar é natural que você comece a se perceber de maneira negativa, desvalorizando, assim, o que você tem de bom.
7 - Valorize-se
Muitas situações nos fazem questionar a nossa capacidade e o nosso valor. Quando isso acontecer, lembre-se das qualidades, conquistas e que você é merecedor de respeito, consideração, amor e admiração.
8 - Faça algo novo
Sair da zona de conforto é muito importante quando o assunto é autoestima, pois te mostra que você pode ir além, que consegue se superar. Isso modifica a percepção que se tem de si mesmo.
Leve sempre em consideração seus limites e seja realista!
9 - Comemore pequenas vitórias
As pessoas têm a tendência de se cobrarem muito quando cometem algum erro, mas não usam a mesma intensidade para se valorizar por uma conquista, e isso, com o tempo, vai minando a sua autoestima. Comemore o que é importante pra você!
10 - Faça terapia
A terapia proporciona uma reflexão dos padrões de comportamento e sentimentos que indicam suas inseguranças e medos. Nesse processo, trazemos à tona suas capacidades e potencialidades, informações fundamentais para o seu desenvolvimento.
A psicoterapia te ajuda a perceber, compreender e aceitar sua autoimagem, além de te apoiar a ser quem de fato você quiser! Melhorar a autoestima é um processo contínuo que requer prática e paciência. Com essas dicas, você pode começar a construir uma autoestima saudável e a se sentir melhor consigo mesmo.
Estamos à disposição para te acompanhar neste caminho!
Comments